Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



MP-RO processa empresas suspeitas de ‘vender’ falso financiamento em Cacoal

Prejuízo total apurado ultrapassa R$ 300 mil. As investigações foram iniciadas após denúncias feitas pelo Procon e pela Delegacia de Polícia Civil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Empresas de Cacoal (RO) foram processadas pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO), pela venda de consórcios como se fossem financiamentos. O prejuízo apurado das vítimas identificadas ultrapassa R$ 300 mil.

De acordo com as investigações, os vendedores prometiam a liberação imediata do valor do financiamento após o pagamento de uma entrada, quando, na realidade, os clientes contratavam um consórcio sem saber.

Segundo o MP-RO, os vendedores do suposto “financiamento” orientavam os clientes a responderem perguntas de uma central de atendimento, o que, segundo o órgão, era uma estratégia para validar o contrato fraudulento, fazendo com que os consumidores acreditassem estar contratando um financiamento legítimo.

? O financiamento é um tipo de contrato de crédito estabelecido entre pessoas (físicas ou jurídicas) e instituições financeiras, permitindo a aquisição de bens que não poderiam ser comprados à vista.

? O consórcio é uma modalidade de compra baseada na formação de grupos de pessoas ou empresas, com a finalidade de constituir uma poupança para a aquisição de bens móveis, imóveis ou serviços.

De acordo com a denúncia, o Procon também identificou irregularidades nos materiais publicitários das empresas, que não explicavam o tipo de operação de crédito oferecida. As vítimas das fraudes relataram que, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade financeira, transferiam altos valores para as empresas, na expectativa de obter o financiamento.

Por meio de uma Ação Civil Pública, o MP-RO solicita a devolução dos valores pagos pelos consumidores, além da responsabilização das empresas e dos vendedores envolvidos. Além disso, um inquérito policial foi instaurado para apurar o crime de estelionato.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

Corpo é encontrado em área rural de Cacoal após moradores ouvirem gritos de socorro

Cacoal (RO) - A Polícia Militar foi acionada na...

Tiroteio e perseguição na fronteira: Polícia Civil apreende 30 kg de drogas em Guajará-Mirim

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio...

Fiscalização ambiental é reforçada em terras indígenas de Rondônia

Porto Velho – A Polícia Militar de Rondônia, por...

Suspeito de atuar como matador de aluguel é preso durante operação em Abunã

Porto Velho - A Polícia Civil do Estado de...

Homem é preso com revólver furtado e investigação aponta violência psicológica contra companheira

Ji-Paraná (RO) - ​A Polícia Militar em Ji-Paraná encerrou,...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

Creia em Deus! | Alberto Dinys

Às vezes, nos sentimos tristes pelo desprezo que sofremos...

Cirone defende tornozeleira eletrônica para agressores de mulheres

O deputado estadual Cirone Deiró apresentou proposta, com anteprojeto...

Fiscalização ambiental é reforçada em terras indígenas de Rondônia

Porto Velho – A Polícia Militar de Rondônia, por...

Notícias relacionadas