Rádio
Rádio Rondônia


Rádio
Rádio Rondônia



Operação Kaixé: Polícia Federal combate incêndios criminosos em áreas de proteção de Rondônia

Principais pontos de ação são: Parque Estadual de Guajará-Mirim, Reserva Extrativista Rio Ouro Preto e Terra Indígena Igarapé Lage

Área devastada no Parque Estadual Guajará-Mirim, 2024 — Foto: Rede Amazônica

A Polícia Federal, com apoio de diversos órgãos, iniciou nesta terça-feira (3) a Operação Kaixé, com foco na repressão de incêndios criminosos em Guajará-Mirim e Nova Mamoré (RO). A operação ocorre em áreas que integram o Corredor Ecológico Binacional Guaporé/Itenez-Mamoré.

Os principais pontos de ação são: Parque Estadual de Guajará-Mirim, Reserva Extrativista Rio Ouro Preto e Terra Indígena Igarapé Lage.

Essas regiões têm histórico de ocupações ilegais e queimadas clandestinas, gerando grandes volumes de gases tóxicos, piorando significativamente a qualidade do ar em Rondônia nas últimas semanas. O impacto foi tão severo, que levou ao cancelamento de mais de 40 voos no aeroporto de Porto Velho no último mês.

No Parque Guajará-Mirim, cerca de 70 mil campos de futebol foram destruídos pelo fogo. O Ministério Público reforça que os incêndios são criminosos e que os suspeitos atuam de forma articulada. Brigadistas enfrentam armadilhas criada pelos invasores para impedir o combate às chamas.

Os crimes investigados incluem incêndio em florestas, perigo à integridade física de pessoas, poluição atmosférica com danos à saúde e associação criminosa. Além disso, os responsáveis podem ser acusados de dificultar a navegação aérea.

As penas para esses crimes podem chegar a 25 anos de prisão, dependendo da gravidade e das consequências das ações criminosas. A ação visa identificar e prender os envolvidos nos incêndios, garantindo que os responsáveis sejam punidos.


Fonte:G1 RO

Destaques desta semana

O PL Mulher em Cacoal: Empoderando Mulheres

O PL Mulher é um projeto muito importante que...

Suspeito de atuar como matador de aluguel é preso durante operação em Abunã

Porto Velho - A Polícia Civil do Estado de...

Homem é preso com revólver furtado e investigação aponta violência psicológica contra companheira

Ji-Paraná (RO) - ​A Polícia Militar em Ji-Paraná encerrou,...

Conflito no Oriente Médio ameaça encarecer remédios no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira,...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Outros tópicos

O PL Mulher em Cacoal: Empoderando Mulheres

O PL Mulher é um projeto muito importante que...

Ação integrada recupera veículo na fronteira entre Rondônia e Bolívia

Durante ações da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras,...

Conflito no Oriente Médio ameaça encarecer remédios no Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira,...

Associações de Alvorada recebem plantadeira e pulverizador com apoio de Cirone

Mais duas associações do município de Alvorada do Oeste...

Notícias relacionadas