Agricultores da área rural de Porto Velho, residentes no setor conhecido como bacia leiteira, participaram nesta quinta feira, de um dia para aprender a produzir um fertilizante de alta eficiência, baixo custo e de apelo ambiental. O evento foi promovido pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater Rondônia e teve a participação de mais de cinquenta produtores, com a presença de autoridades estaduais e do município.
Os produtores tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes, a técnica de produção de um biofertilizante rico em nitrogênio, fosforo e potássio. Isto, considerando os macros nutrientes de maior importância nutricional para as plantas.
A palestra acompanhada de demonstração prática, foi ministrada pelo engenheiro florestal Jorge Procópio, do escritório da Emater, em Porto Velho. O tema apresentado tem relevância não apenas para os agricultores familiares, beneficiários diretos da ação da Emater, mas também para o grande público urbano que é beneficiado por produtos alimentícios produzidos com segurança, isentos de produtos químicos tóxicos para os humanos.
A questão ambiental associada à produção e geração de renda tem sido uma temática constante nos discursos do governador Marcos Rocha, que tem defendido inclusive modelos de investimento, para o agricultor familiar. “Para isto criamos o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado – Proampe, que financia a produção inclusive, em pequenas propriedades rurais, onde são produzidas a maioria das hortaliças comercializadas em Porto Velho,”ressaltou.
O presidente da Emater/RO, Luciano Brandão, prestigiou o evento e conversou com os produtores e presidentes de associações rurais,que apresentaram suas principais carências e demandas. Ao final da demonstração prática foram sorteados frascos de biofertilizante e uma “lurdinha”, instrumento técnico para manejo da cultura da banana, entregues pelo presidente aos agricultores contemplados.